POR QUE A TORCIDA BRASILEIRA NÃO TORCE TANTO PARA A SELEÇÃO COMO ANTIGAMENTE?
Nesta semana retorna a tão esperada Copa Libertadores da América (fase de oitavas de final – jogo de ida). Mas por que tão aguardada, se a Copa América acabou agora há pouco (10.07) e nela estavam reunidos os “melhores” jogadores de cada país? Inclusive a grande maioria nem joga no Brasil ou futebol Sul-Americano e a torcida pode vê-los jogarem aqui no Brasil. A resposta é simples: o torcedor brasileiro é clubista. Ele torce mais pelo seu time do que para a seleção e isso não é crítica, mas sim constatação.
![]() |
Seleção brasileira da final da Copa América 2021. |
Entendemos que provavelmente o futebol apresentado não encante o torcedor e seja um dos motivos para essa falta de empolgação com a seleção. Por outro lado, na competição Sul-Americana dos clubes temos emoção, jogos eletrizantes, bem disputados, e a partir de agora (fase de mata-mata) é que veremos tudo isso.
A libertadores encanta o torcedor e por isso é considerada, talvez, a competição mais importante para os clubes brasileiros e tanto é verdade que alguns deles até "abrem mão" de disputarem o título do Brasileirão da Série A, mas não de estarem no G4.
Na Europa a situação é bem diferente. A Eurocopa terminou no domingo (11.07) e tivemos uma final espetacular envolvendo Itália e Inglaterra, com o título merecido para a seleção italiana. Lá os torcedores vibram, “enlouquem” e amam muito suas seleções.
![]() |
Seleção italiana recebendo o troféu de campeã da Euro 2020. |
C
Quiçá um dia o futebol brasileiro e o da seleção sejam mais organizados, planejados e que seja resgatada a paixão de outrora, àquela que podíamos ver nas ruas e em todo o lugar do país, pois afinal de contas o Brasil é o país do futebol.
Comentários
Postar um comentário